4 e 5 de dezembro
17 Horas
Casa das Máquinas
Zunido de Poema é uma performance poético-musical criada a partir do livro de poemas Álbum Vermelho, de autoria da poeta Ryana Gabech. Ao som da bateria e do teclado, os poemas ganham cor, cheiros e gostos. A poesia e a música saltam juntas em um contexto lírico e ritmado, levando ao público as preciosidades rebuscadas das composições da poetisa Ryana e a genialidade excêntrica e virtuose do músico Toucinho Batera. Transitando entre as notas irrequietas e a tradição oral de se dizer poesia, a parceria entre músico e poetisa passeia entre temas sobre o feminino, a transformação, a delicadeza e o sonho. A dimensão sonora da imagem sugerida pela palavra, transposta às notas, teclas e batidas, levam o espectador a lugares e primaveras que só a música e a poesia conseguem compor.
É assim que a poetisa Ryana Gabech e o músico Toucinho Batera apresentam o espetáculo Zunido de Poema.
Ryana Gabech é artista plástica, poeta e performer. Lançou seu primeiro livro aos 15 anos de idade. Publicou quatro livros de poemas: Mar e Avelãs, A data invisível do poema, Trêmulo e Álbum Vermelho. Em 2008 e 2009, realizou turnê por Florianópolis, Itajaí e Parati (RJ) com a performance Trêmulo, criada a partir do livro homônimo, ambos de sua autoria. É integrante do coletivo de artistas LAAVA, pelo qual ministrou oficinas de poesia em Florianópolis, Palhoça e Rio de Janeiro.
Toucinho Batera atua na cena musical nacional há mais de 40 anos. Ao longo dessa trajetória acompanhou artistas renomados como Fafá de Belém, Originais do Samba, Pery Ribeiro, Eduardo Araújo e César Camargo Mariano. Foi homenageado pelos cineastas Alan Langdon e Guilherme Ledoux, que produziram o documentário Sistema de Animação, sobre sua vida e arte, lançado em 2008 e contemplado com diversos prêmios em mostras e festivais de cinema nacionais.
Ficha técnica:
Ryana Gabech – concepção, textos e performance
Toucinho Batera – direção musical, arranjos sonoros, bateria, teclado e performance
Lendro Fortes – arranjos musicais
Maria Fernanda Jacob – figurino
Marina Borck – fotografia
Sarah Ferreira – filmagem e makin of
Luiz Henrique dos Santos – arte gráfica
Cleiton Moreira e Juliana Sussel – direção cênica
Andrea Rosas – produção executiva
Contato:
(48) 3365-0532 / 84773551
poraodepedra@poraodepedra.com.br
ryanagabecholiveira.blogspot.com
11/25/2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Eu sou muito, muitíssimo sua fã.
Engulo seu livro "trêmulo" com frequencia, tanta frequencia que não passe um dia que ele não seja tocado pelas minhas mãos. suas palavras me preenchem, me balançam, me encaminham, me trazem de volta, questão de segundos.
obrigada, obrigada por esse coração, por essas mãos, por essas palavras. eu creio não ser a única a dizer isso, mas é que....
me deparando com esse blog, imaginando que verás minhas humildes palavras recheadas de carinho e sentimentos, é como se deparar com uma fantasia, com o pote de ouro no final do arco íris.
Obrigada!
Um grande beijo cheio de carinho!!!
Olá!
Ontem assisti sua apresentação na escola Gentil Mathias. Sou professora lá e tb escrevo um pouco, fiquei maravilhada com o fato dos poemas serem seus, pq isso torna a apresentação ainda mais verdadeira. Os gestos, a expressão facial, os movimentos, são reais, pq são seus poemas. Adorei!
Sucesso!
Um beijo Ryana... com muita poesia, perfomances e música para dividir com palavras e gestos...
Ótima passagem e boas leituras.
Postar um comentário