2/28/2010

Alice fora da casca.



Alice encontra a Lagarta no terminal de ônibus de Florianópolis:

- Você nunca vai trabalhar, menina?Sempre neste mundo da fantasia, crescendo e encolhendo....Só falta a cestinha de maçãs da bruxa!Ara!

-Mas eu sou uma criança! Estou indo para o Alaska, encontrar o Alce Dourado!

-O que você vai ser quando crescer? A propósito que tecido péssimo para uma garota com a pele tão fina, Alice. Você não tira esse vestido azul ha séculos!

A Lagarta pela a mala antiga, a alça de metal emperra, ela abre a mala, tira o que tem dentro e coloca numa sacola plástica. Joga a mala na rua, caximba e diz:

-Adoro ver os carros desviarem seus cursos.
Caximba três vezes.

-Ás vezes eu queria ser aeromoça ou professora.
Alice fala insegura.

-Vocês jovens sempre com sonhos tão distantes.Porque não pensa em ser uma cabeleleira em Tagaçaba? Ou ainda, a cozinheira predileta de um posto de estrada em São Luís do Maranhão?

-Mas posto de estrada é sujo. E eu odeio cigarro.Eu prefiro trabalhar em...Alice começou a ficar nervosa, pois não conseguia pensar em algo diferente, já que estava condicionada a escolher entre ser professora ou aeromoça..Até que lembrou:

-Em um orfanato...Isso!Eu preferia trabalhar em um orfanato!

-Para quê? O destino é cheio de seres desovados e sem casco.

-Mas eu gosto de ajudar as pessoas. Eu adoraria contar histórias para as crianças abandonadas de...Israel!

-Você diz isso porque é jovem, mas o fogo sempre abranda.Essa mania de pensar tão longe me irrita!

-Como eu devo agir então? Dona Lagarta ofendida?

-A vida é cheia de magia Alice.E eu não estou ofendida, apenas tenho algo que você não têm- casca!

E a Lagarta foi entrando no ônibus lentamente, Todos os passageiros tinham entrado,
o cobrador já estava a bufando.
Alice queria ir embora mas esperou o último degrau, como se soubesse que a Lagarta ia falar mais alguma coisa:

-Não queira muito Alice.Lembre-se de doar alguns caramelos, mas não o último. Dar é feminino de dor, Alice!

-Mas...

-Não queira muito Alice!

E a lagarta foi-se embora deixando um rastro de fumaça.

Nenhum comentário: